sexta-feira, 5 de junho de 2009


A Educação Inclusiva preconiza que todos os alunos, independente de sua condição orgânica, afetiva, sócio-econômica ou cultural, devem ser inseridos na escola regular, com o mínimo possível de distorção idade-série. Entre os grupos do sistema regular de ensino, beneficiados pela Educação Inclusiva, destacam-se os portadores de necessidades educacionais especiais - deficiências sensoriais (auditiva e visual), deficiência mental, transtornos severos de comportamento ou condutas típicas (incluindo quadros de autismo e psicoses), deficiências múltiplas (paralisia cerebral, surdocegueira, e outras condições) e altas habilidades (superdotados).

Inclusão não significa promover a adequação ou a normalização de acordo com as características de uma maioria e sim, a um significado de fazer parte, conviver e não se igualar. Viva a Diferença!!!


Subsecretário Metropolitano de Educação - Professor Dalson Borges Gomes

O Colégio da Polícia Militar de Goiás - Ayrton Senna conta com os seguintes quantitativos de profissionais da área da Inclusão:


Professora de Recursos: Aparecida de Fátima

Intérprete: Dayane Pereira Peixoto

Professoras de Apoio: Leide Maria de Lima Peixoto

Vera Lúcia Caetano de Brito Rodrigues



Língua de Sinais

As Línguas de Sinais (LS) são as línguas naturais das comunidades surdas. Ao contrário do que muitos imaginam, as Línguas de Sinais não são simplesmente mímicas e gestos soltos, utilizados pelos surdos para facilitar a comunicação. São línguas com estruturas gramaticais próprias.

LIBRAS, ou Língua Brasileira de Sinais, é a língua materna dos surdos brasileiros e, como tal, poderá ser aprendida por qualquer pessoa interessada pela comunicação com essa comunidade.

A Lingua Brasileira de Sinais foi aprovada pela Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002.




“É impossivel para aqueles que não conhecem a língua de sinais perceberem sua importância para os surdos, sua enorme influência sobre a felicidade moral e social dos que são privados da audição e sua maravilhosa capacidade de levar o pensamento a intelectos que de outra forma ficariam em perpétua escuridão. Enquanto houver dois surdos no mundo e eles se encontrarem, haverá o uso de sinais.” (J. Schuylerhong)

Um comentário:

  1. Parabéns a todos da equipe pelo desenvolvimento de um projeto tão importante a comunidade. Acredito que tal iniciativa
    demonstra o valor pessoal e profissional de todos os envolvidos com estpe projeto.
    Att,
    Gilberto
    Ex-aluno e funcionário.

    ResponderExcluir